quarta-feira, 22 de abril de 2009

Derivados do Leite

Aconteceu no período de 13 a 15 de abril o treinamento "Processamento de Iogurte e Doces de Leite". Além da fabricação de iogurte, noções sobre a fabricação de doces de leite pastoso, em barra e ambrosia também foram abordadas no treinamento.
Para que os produtos finais tenham boa qualidade, na recepção da matéria-prima, durante os treinamentos, são feitos testes de acidez (Prova do Alizarol e Dornic), para verificar se o leite está em condições de ser processado, e determinação da densidade, para verificar se houve adulteração do leite.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Biscoitos e Sequilhos

Mulheres vinculadas à Associação Feminina do Feira VII, aqui do município de Feira de Santana, participaram do treinamento de Fabricação de Biscoitos e Sequilhos no período de 6 a 8 de abril. A mobilização foi feita em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma vez que a Associação está integrada ao projeto PAGER (Programa Associados de Geração de Renda), desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Através deste Programa a Associação foi beneficiada com uma cozinha industrial completa, onde já fabricam temperos, cocadas, doces e salgados, e agora almejam inserir biscoitos e sequilhos. Portanto, buscam no SENAR, através do CTR FSA, a capacitação para este novo segmento.

Fabricação de licores - Santa Bárbara

Trabalhadores rurais do município de Santa Bárbara, através da Secretaria de Agricultura, anteciparam o aperfeiçoamento das técnicas de Fabricação de Licores para atender a demanda das festas juninas. Alguns deles já fabricam a bebida artesanalmente. O treinamento foi realizado no período de 6 a 8 de abril.

sábado, 4 de abril de 2009

Agregação de valor na fruticultura

As espécies frutíferas representam uma grande opção para a agregação de valor aos produtos a serem comercializados, a partir da transformação em doces, compotas, geléias, frutas cristalizadas, sucos, sucos concentrados, sorvetes, licores, entre outras possibilidades.
Além da agroindustrialização, medidas como oferecer um produto com características diferenciadas pode ser uma forma de garantir melhores preços no mercado. A adaptação do produto ao perfil do consumidor e o desenvolvimento de embalagens diferenciadas também são alternativas para diferenciação do produto e agregação de valor. Ações de promoção para salientar as características nutricionais das frutas também podem ser uma forma de adquirir novos mercados e atingir novos nichos.
A implantação de agroindústrias, além de agregar valor às frutas, proporciona o aproveitamento dos excedentes de safra, cria empregos permanentes e interioriza o desenvolvimento. Além disso, a localização da agroindústria é vinculada preponderantemente pela disponibilidade da matéria-prima, portanto a agregação de valor deve obedecer a prioridades e especificidades regionais. Dessa forma, considera-se que a importância da agroindústria constitui uma poderosa força para melhorar o uso dos recursos materiais, humanos e diversificar fontes de renda, promovendo assim o desenvolvimento sustentável dessas áreas.
Acompanhe, abaixo, uma das formas de beneficiamento de frutas, a fabricação de compotas.

Treinamento: Proc. de Compotas, Geléias e Doces pastosos (CTR FSA)

Fontes: http://www.ibraf.org.br/imprensa/imp_release08.asp e http://www.cstr.ufcg.edu.br/acsa/palestras/Palestra_6.pdf

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Novo Treinamento - BPF - 16 h

Com o objetivo de potencializar a criação, o apoio e a consolidação de agroindústrias de pequeno porte no Estado da Bahia, o SENAR Adm. Reg. Bahia, através do CTR FSA, oferecerá, a partir do mês de maio, o novo treinamento de Boas Práticas de Fabricação. O Público-alvo serão Produtores e Trabalhadores Rurais, com perfil empreendedor, vocacionados para os segmentos da agroindústria. Serão abordados os seguintes itens:
  1. Princípios gerais de Boas Práticas de Fabricação · Importância de BPF · Fundamentos legais e normativos
  2. Boas Práticas de Fabricação – BPF · Contaminações: perigos físicos, químicos e biológicos · Higiene pessoal · Higiene ambiental · Higiene operacional · Prevenção e controle de pragas
  3. Gerenciamento do programa de BPF · Ciclo PDCA · Planejamento e implementação · Elaboração e controle da documentação · Elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação · Programa PPHO (Procedimentos Padrões de Higiene Operacional) ou POP (Procedimento Operacional Padronizado) · Controle de Registros e Documentos

Os interessados devem entrar em contato com o CTR FSA para maiores informações.

Mandiocultura - Cabaceiras do Paraguaçu II

As informações geradas durante os treinamentos envolvendo o tema Mandiocultura que foram realizados pelo CTR FSA, atendendo a demanda do município de Cabaceiras do Paraguaçu, poderão beneficiar pequenos e médios produtores, uma vez que a maior parte da produção agrícola destina-se ao mercado in natura, resultando em pouca lucratividade para o produtor. Promover novas oportunidades de agregação de valor, trabalhando desde a recepção até a conservação do produto final, primando por processos que usam tecnologia acessível a pequenos produtores é o foco dos nossos treinamentos. Encerrou nesta terça-feira (31/03), os módulos que compõem este evento. As Associações atendidas foram: Sobrado, Aporá, Tauá e Jacarezinho.

Módulo I: Cultivo da Mandioca

Módulo II: Fabricação de Farinha e Beijú

Módulo III: Produção de Derivados da Mandioca