sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Treinamentos - Setembro

Horticultura - Convênio SENAR/SESC

No período de 17 a 22 de agosto, aconteceu a capacitação de representantes de instituições atendidas pelo Programa MESA BRASIL SESC de Feira de Santana no segmento de Olericultura Básica, através do Convênio SENAR/SESC, com a proposta de implantação de mini-hortas e hortas nessas instituições.
O Mesa Brasil é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo ou sem valor comercial. Esses alimentos são doados por grandes redes que geram excedentes do setor hortifruti, porém que não podem ser comercializados por estarem avariados. Esses alimentos são distribuídos entre instituições sociais no esforço de diminuição das carências alimentares e do desperdício de alimentos.

Conservas Vegetais e Temperos - Cabaceiras do Paraguaçu

Encerrando o ciclo de treinamentos do Projeto Oportunidade de Negócios, aconteceu no período de 26 a 28/08 o treinamento de Processamento de Conservas Vegetais e Temperos, atendendo ao município de Cabaceiras do Paraguaçu.

Balas e Cocadas - Mata de São João

Aconteceu no período de 24 a 26/08 o treinamento de Processamento de Doces em Corte, Balas e Cocadas para atender a demanda do município de Mata de São João. O grupo já participou de outros treinamentos ao longo deste ano, em busca de qualificação de mão de obra, uma vez que este grupo pretende montar uma associação. Através desta associação, elas poderão produzir e comercializar os produtos para melhoria da renda familiar.

Biscoitos e sequilhos - Distrito da Matinha

Agicultoras do Distrito da Matinha, no município de Feira de Santana, participaram do Treinamento de Biscoitos e Sequilhos no período de 25 a 27/08, com o objetivo de oferecer uma variedade maior de produtos ao consumidor através da associação que estão montando.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Queijos - Esater

No período de 5 a 7 de agosto foram capacitados alunos do curso técnico de Nutrição da ESATER, localizada aqui no município de Feira de Santana, no segmento de Processamento de Queijos com duração de 24 horas. Nesse treinamento são abordados conceitos, composição e valor nutritivo do leite, técnica da pasteurização, Boas Práticas de Fabricação, Elaboração de queijo Minas Frescal, Ricota, Coalho, Reino, Reiqueijão, entre outros, Legislação. Os treinamento são na maior parte práticos, o que auxilia o treinando na fixação dos conhecimentos adquiridos.

Compotas, Geléias e Doces Pastosos - São Francisco do Conde

Em parceria com a EBDA, foi realizado no período de 3 a 5 de agosto o Treinamento de Processamento de Compotas, Geléias e Doces Pastosos para agricultores do município de São Francisco do Conde. Veja o depoimento da aluna Ivone Ferreira de Jesus.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Treinamento BPF

Mais uma turma de instrutores participou do treinamento de Boas Práticas de Fabricação nos últimos dias 29 e 30 de julho aqui no CTR FSA. Os instrutores relataram ser muito importante a atualização e que estarão aplicando os conhecimentos adquiridos nos treinamentos ministrados em campo. O treinamento foi ministrado pelas instrutoras Silvana Palmeira e Marianne Mascarenhas, Engenheiras de Alimentos.

Mandiocultura - Lamarão

Dando continuidade ao projeto Oportunidade de Negócios do SEBRAE, aconteceu no período de 16 a 26 de julho a capacitação do grupo do município de Lamarão em Cultivo da Mandioca, Fabricação de Farinha e Beiju, e Beneficiamento da Mandioca.