segunda-feira, 31 de maio de 2010

Embutidos e Defumados - São Francisco do Conde

No período de 24 a 28 de maio foram capacitados agricultores do município de São Francisco do COnde. A turma foi mobilizada pela Secretaria de Agricultura local.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sequilhos

A Associação Comunitária Lagoa da Negra e Adjacências-ACOLAN, do Distrito de Maria Quitéria, participou do treinamento de Biscoitos e Sequilhos no período de 18 a 20 de maio. A turma foi mobilizada pela CEDITER - Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra. "Agredecemos imensamente o apoio do SENAR na realização do treinamento para as mulheres da ACOLAN, a CEDITER também agradece pela força e confiança que o SENAR sepre deposita nas pessoas. Este foi mais um estímulo que elas ganharam na luta pela sobrevivência, derrubaram algumas barreiras e fizeram bonito, vamos dar continuidade a esta ação lá na comunidade, e com certeza vocês irão ouvir falar muito no crescimento do grupo. Este é o nosso maior desejo, quando organizamos e incentivamos estas mulheres. Caso precise, entraremos em contato, esperamos poder participar mais vezes. Obrigada pelo carinho e total atenção da equipe SENAR." Meirivalda Silva - CEDITER e Lucilia Bispo - ACOLAN.

Processamento de Compotas - EBDA

Em parceria com a EBDA foi realizado no período de 18 a 20 de maio o treinamento de Processamento de Compotas, Geléias e doces pastosos. Os municípios atendidos foram Candeal e Conceição da Feira.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cooperativismo

Representantes de entidades rurais, contatadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Feira de Santana, participaram do treinamento de Cooperativismo no período de 18 a 20 de maio.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

BPF - São Sebastião do Passé

Grupo de representantes de cooperativas e associações do município de São Sebastião do Passé participou do Treinamento de Boas Práticas de Fabricação durante os dias 11 e 12 de maio.

As Boas Práticas de Fabricação - BPF - são normas e procedimentos exigidos na elaboração de produtos alimentícios industrializados para o consumo humano, com objetivo de garantir a qualidade sanitária dos alimentos evitando assim o prejuízo para a saúde humana. Um processo de produção devidamente organizado e ordenado dentro dos princípios estabelecidos de BPF, facilita a gestão de sua fabricação em toda sua cadeia de produção, permitindo a identificação de falhas operacionais ou administrativas, que possam ocorrer durante o processo produtivo, facilitando e otimizando os custos de correção, reduzindo ou eliminando os prejuízos operacionais, que possam prejudicar e contribuir para inviabilizar o negócio.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Panificação e Confeitaria - Cabaceiras do Paraguaçu

Associações do município de Cabaceiras do Paraguaçu, com o auxílio da Secretaria de Agricultura local, passaram por treinamento de Panificação e Confeitaria no período de 4 a 6 de maio. Os membros das Associações multiplicarão os conhecimentos adquiridos durante o evento entre a comunidade após retornarem.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Beneficiamento de umbu - Tucano

Produtores de umbu da região de Tucano participaram do Treinamento de Doces em corte, balas e cocadas no período de 27 a 29 de abril. O grupo já fabrica geléia, compota e doce em corte da fruta e pretende aperfeiçoar a técnica de processsamento para futuramente poder obter certificação de produtos orgânicos e exportar para França. O encerramento contou com a presença do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tucano, Sr. Valdiro Pimentel.
Doces já produzidos pelo grupo.

Nivelamento instrutores - Confeitaria

Aconteceu no período de 27 a 29 de abril, o nivelamento de instrutores no segmento de Confeitaria. A turma contou com a participação de instrutores enviados pela Coopermulta e Coopercap, onde os participantes puderam fazer aperfeiçoamento das técnicas e troca de experiências.