quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Embutidos e Defumados - Fundação Bradesco

Alunos da Fundação Bradesco e produtores de suíno da região de Feira de Santana participaram do treinamento de Embutidos e Defumados no período de 21 a 25 de fevereiro. A maior parte do grupo pretende utilizar os conhecimentos para montar o próprio negócio e trabalhar no ramo com mais qualidade.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

BPF - CETEB FSA

Concluintes do curso Técnico em Agroindústria do Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia - CETEB participaram do treinamento de Boas Práticas de Fabricação nos dias 15 e 16 de fevereiro. Os alunos relataram que, com o treinamento, eles se especializam cada vez mais na área de agroindústria, o que os auxiliará na vida profissional.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fabricação de Polpa de Frutas - Coopercassange

Integrantes da COOPERCASSANGE (Salvador) participaram do treinamento de Fabricação de Polpa de Frutas, que foi realizado no período de 8 a 10 de fevereiro. A cooperativa possue uma unidade de beneficiamento de frutas, e querem aperfeiçoar as técnicas para iniciar a produção.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Derivados da Mandioca - São Sebastião do Passé

Foi realizado no perído de 1 a 3 de fevereiro o treinamento de Produção de Derivados da Mandioca, com a turma de São Sebastião do Passé. Sequilhos, biscoitos, bolos, pudim, sorvete, pizza, pão são algumas formas de se aproveitar a mandioca.

"Planta da família das euforbiácias (Manihot utilíssima), a mandioca é uma raiz comestível de extraordinária importância na culinária brasileira. Também chamada de aipim ou macaxeira, a mandioca fresca é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, que se perdem no preparo da farinha. Do amido da mandioca fazem-se o polvilho doce e azedo, a tapioca e o sagu. A mandioca e seus derivados são a base da alimentação de muitos brasileiros, especialmente os de baixa renda. O Nordeste responde por cerca de 50% do consumo nacional desses produtos, seguido pela região Norte. Para ilustrar a importância da mandioca e derivados para o país, tem-se que o consumo per capita brasileiro foi de 42,9 kg/hab em 1999, enquanto o consumo mundial foi de 16,4 kg/hab, segundo dados de 2002 da FAO (Food and Agriculture Organization). O Brasil é o segundo maior produtor de mandioca do mundo, atrás apenas da Nigéria, mas a carência de informações direcionadas ao setor representa um entrave ao seu desenvolvimento. A baixa adoção de inovações tecnológicas pela cadeia, decorrente, dentre outros fatores, da reduzida circulação de informações no setor, tem mantido a produtividade nacional praticamente estagnada nos últimos anos."
Fonte: Apostila Derivados da Mandioca (SILVA, Elionara. 2011).