terça-feira, 14 de junho de 2011

Ações SENAR / SESC - Mesa Brasil Fsa

Em 2009 foi iniciado o projeto horticultura, educação alimentar, ambiental e sustentabilidade, uma parceria SENAR / SESC - Mesa Brasil Fsa, com o objetivo de fornecer subsídios teórico-práticos para implantação de mini hortas e hortas em instituições atendidas pelo Programa Mesa Brasil SESC Bahia, incentivado-as a construírem hortas em espaços ociosos da sua estrutura. Participaram do projeto em Feira de Santana em torno de 21 instituições sociais. Dando continuidade as atividades nos anos de 2010 e 2011, a equipe MBS Feira de Santana vem verificando as ações implementadas, objetivando a avaliação e monitoramento do desenvolvimento do projeto nas instituições capacitadas e a evolução das hortas que foram implantadas nas instituições que sediaram os cursos. O projeto também conta com a participação voluntária dos estudantes do curso técnico em Agropecuária da Fundação Bradesco.
O vídeo a seguir mostra imagens das hortas instaladas nas instituições que sediaram os treinamentos.

Elaborado por Marion Cerqueira (Mesa Brasil FSA)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Embutidos e Defumados - Abaré

Criadores de Caprinos e Ovinos da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Boqueirão e Regiões circunvizinhas, localizado no município de Abaré participaram do treinamento de Embutidos e Defumados no período de 6 a 10 de junho no CTR FSA. O grupo contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, CONTAG e FETAG. Esses criadores foram beneficiados por um matadouro especializado em caprino, ovino e suíno, com recursos do Banco Mundial, e já encontra-se em funcionamento. O matadouro presta serviço de abate das espécies citadas e irão assinar um contrato com a CONAB para a comercialização de carne ovina e caprina para a alimentação escolar.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Polpa de Frutas - Conceição da Feira e Tanquinho - EBDA

Trabalhadoras rurais da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Teiru e Adjacências, região de Conceição da Feira e de Tanquinho, participaram do treinamento de Fabricação de Polpas de Frutas no período de 7 a 9 de junho no CTR FSA.
O grupo recebeu um kit de Beneficiamento de Frutas da SUAF, e pretendem aumentar renda sem precisar sair de sua localidade. O grupo contou com o apoio da EBDA, escritório de Amélia Rodrigues.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Conferências de SAN na Bahia

Representantes do Poder Público e da Sociedade Civil dos territórios Portal do Sertão, Sisal e Bacia do Jacuipe, estiveram presentes hoje, 06/06, na sede do CATRUFS para discutiram sobre a 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – CESAN cujo lema será “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”, etapa preparatória para a Conferência Territorial.

A Conferência Estadual será realizada nos dias 08, 09 e 10 de setembro do ano em curso pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia, CONSEA-BA, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza - SEDES. O objetivo destas conferências é construir compromissos para efetivar o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável no Estado da Bahia - DHAA, em observância ao previsto no artigo 6° da Constituição Federal, e promover a soberania e a segurança alimentar por meio da implementação da Política e do Sistema Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nas esferas de governo em nível municipal, estadual e com a participação da sociedade.

domingo, 5 de junho de 2011

Panificação - Conceição do Almeida

Integrantes da Associação Comunitária da Fazenda Pastinho participaram do treinamento de Panificação no período de 01 à 03 de junho do ano corrente. A Associação fica localizada no município de Conceição do Almeida e está montado a unidade para processamento. O grupo já havia participado do Treinamento de Confeitaria.