terça-feira, 19 de agosto de 2014

PROGRAMAÇÃO MÊS DE AGOSTO


DERIVADOS DA MANDIOCA-COPENER/ALAGOINHAS







O curso aconteceu no período de  29 a 31 de julho , aqui no Centro de Treinamento Rural de Feira de Santana.
Os treinandos receberam todas as orientações necessárias, aplicada pela instrutora Emilia Lúcia . 

SEQUILHOS-SECR. DE AGRICULTURA DE CORAÇÃO DE MARIA





Agricultores Rurais do Município de Coração de Maria participaram do curso de Processamento de Sequilhos aqui no Senar, no período de  22/07/2014  a  24/07/2014.
A turma procurou o CTR  com o objetivo  de se capacitar e de obter  renda apos curso .


FRUTAS DESIDRATADAS E CRISTALIZADAS /SECR.DE AGRICULTURA DE SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ





Treinandos de São Sebastiao do Passé vieram no Centro de Treinamento Rural  participar do curso de Processamento de  Frutas Desidratadas e Cristalizadas no período de 14/07/2014 a 16/07/2014.No curso foi abordado  os seguintes temas: Preparo dos frutos, Descascamento, Corte, Pré-cozimento, Curtimento, Cristalização, Armazenamento, Normas de higiene. A produção de doces foi a forma encontrada pelos produtores rurais para aproveitar os excedentes da produção de frutas e tê-las disponíveis na entressafra. Esses agricultores rurais têm como objetivo após o curso  adquirir uma complementação da renda familiar.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

QUEIJO-CETEP/VALE DO JEQUIRIÇA






O SENAR ( Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ) , junto com CETEP ofereceram um curso de fabricação de queijo para agricultores rurais  do Vale do Jequiriça. Na terça-feira, 08, iniciou o curso de queijo com duração de 24 horas aula/prática  com objetivo de capacitar o agricultor familiar, possibilitando maiores condições de geração e renda.
Os treinandos já produz o queijo em casa, mas com o curso eles podem se tornam capacitados com segurança, benefícios e todos os cuidados necessários para trabalhar com o leite. A turma aprendeu a maneira mais correta de fazer o queijo, adequando às necessidades de cada produtor e as suas condições. A base de tudo é a higiene, então é possível fazer um queijo de qualidade e sem contaminação, aprenderam fabricar o queijo Minas Frescal, um Iogurte e Ricota.


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CONFEITARIA -LAGOA DAS PEDRAS







O curso de Confeitaria foi realizado no período de 07 a 09 de julho aqui CTR, a turma veio do Distrito de Lagoa da Pedra. A turma tem por objetivo se reunir para colocar em prática o que aprendeu no curso de Confeitaria, buscando qualidade para produção e obter uma renda após curso. 

POLPAS DE FRUTAS -SECR.DE AGRICULTURA DE FEIRA DE SANTANA




 

O curso de polpas de frutas aconteceu de segunda a quarta-feira no período de 07 a 09 de julho ,  tendo carga  horária de 24 horas . Os treinandos vieram aqui no Centro de Treinamento Rural para participar do curso, que foi ministrado pela instrutora Ariclenes. Os treinandos aprenderam sobre técnicas na produção do processamento polpas de frutas, sua composição, fisiologia, manuseio, processamento, e controle de qualidade. A turma tem perspectivas em montar futuramente um projeto unindo as associações de Lagoa da Pedra e de Formigas para trabalharem em grupo na fabricação  de polpas , e assim fornecer esses produtos para a prefeitura , inserir na merenda escolar, com o objetivo de conseguir aumentar suas rendas.