sexta-feira, 17 de junho de 2016

Curso Trabalhador na Fabricação e Conservação de Alimentos (Fabricação de Polpas de Frutas)

O Curso Trabalhador na Produção de Polpas de Frutas recebeu o pessoal de Candembá, povoado do município Cardeal da Silva, Entre Rios. O curso foi solicitado pelo vice-presidente da Associação de Candembá, Sr. Paulo Henrique de Jesus, com o objetivo de profissionalizar os produtores rurais da região na produção de polpas de frutas para futuramente abrir uma cooperativa.  A Sra. Maria Lúcia da Conceição, representante da turma, diz que a maioria das mulheres que participaram do curso está desempregada e vive do cultivo de coco, hortaliças, mandioca, milho e feijão, no entanto fazendo este curso elas poderão comercializar as polpas de frutas. “Na região temos grande quantidade de manga, goiaba e acerola, que por falta de utilização muitas vezes são desperdiçadas mas agora teremos com aproveitá-las”, afirma.






sexta-feira, 10 de junho de 2016

Curso Queijeiro na Fabricação de Laticínios

O curso Queijeiro na Fabricação de Laticínios, ministrado pela instrutora Maria Helena recebeu os alunos de diversas associações da região: Associação dos Pequenos Produtores da Matinha (APPA), Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Lagoa Salgada e Associação dos Moradores do Alecrim (AMA), como também moradores dos bairros Morada das Árvores e Chácara São Cosme.
Susana Alves, solicitante do curso e presidente do AMA, disse que este curso trará vários benefícios pois a associação na qual preside já trabalha na produção de beiju e o queijo produzido servirá para recheio. Além disso a associação já está se preparando para os festejos juninos onde comercializará vários produtos que aprenderam com os cursos oferecidos pelo CTR de Feira de Santana. Confira  um pouquinho do que aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de junho.


Resfriamento do leite

Higienização das formas

Requeijão

Preparo do queijo lanche

                                            Queijo coalho na cachaça.                                                             Queijo coalho no vinho.







quinta-feira, 9 de junho de 2016

Trabalhador na Panificação

O curso Trabalhador na Panificação, solicitado ela Sra. Djanira, recebeu os alunos de Várzea da Roça. Os trabalhadores rurais são da Associação Comunitária de Licuri, garantem que o pão será o próximo produto a ser comercializado. Eles já fornecem polpa de frutas à Prefeitura, que é  destinada à merenda escolar da região e participam também de Feiras de Economia Solidária. 
















             












Curso Fabricação e Conservação de Alimentos (Compotas, Geleias e Doces Pastosos)

 O curso Fabricação e Conservação de Alimentos também ocorrido nos dia 01, 02 e 03 de junho contou com a participação do pessoal da Associação Boa Esperança do município de Mutuípe - BA. A representante do grupo Maria da Glória disse que o objetivo da solicitação do curso foi para o aproveitamento das frutas da região pois muitas são desperdiçadas no tempo da colheita. "Temos vinte associados na Associação Boa Esperança e nove destes são produtores de biscoitos, beiju e polpa de frutas que fornece merenda para creches e escolas da região", explica.



   
 





Curso Trabalhador na Pasteurização do Leite e na Fabricação de Laticínios Afins (Iogurte e Doces de Leite)

Nos dias 01, 02 e 03 de junho foi oferecido o curso Trabalhador na Pasteurização do Leite e na Fabricação de Laticínios Afins (Iogurte e Doce de Leite) que contou com a presença dos produtores rurais de Conceição de Jacuípe. A representante da turma Sueli Borges Fernandes da Silva afirma ter solicitado o curso pois será uma forma de obter uma renda já que a taxa de desemprego está alta.
 " Além de ganhar dinheiro podemos também passar os conhecimentos adquiridos aqui para as pessoas que não puderam comparecer", conclui.