quarta-feira, 31 de agosto de 2016

PROGRAMAÇÃO PARA O MÊS DE SETEMBRO


Fabricação de Iogurte e Doces de Leite

O CTR recebeu, nos dias 03,04 e 05 de agosto, a turma da Conder/Feira para participar do curso Fabricação de Iogurte e Doces de Leite. A assistente social da Conder e responsável pela turma, Norma Suely Cardoso, disse que solicitou o curso para que os moradores da Conder tenham uma melhoria na renda familiar.









O segundo curso Fabricação de de Iogurte e Doces de Leite foi realizado entre os dias 08 e 10 de agosto. Desta vez o CTR recebeu a turma de Aramari. 











segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Curso Trabalhadores na Fabricação de Vegetais e Conservas

Entre os dias 08 e 10 de agosto foi oferecido no CTR FSA o curso Trabalhadores na Fabricação de Vegetais e Conservas. Recebemos a turma de Distrito de Tiquaruçu que retornaram ao centro para mais um aprendizado. A representante da turma Alexandra Almeida do Rosário, gratificada com os cursos, disse que as produtoras chegam aqui insipientes e saem daqui cheias de conhecimento para colocar em prática o que aprendeu. Conta ainda que participam de feiras como: Exporfeira e Feira Produtiva, expondo e vendendo os seus produtos. Confira algumas imagens!














quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Curso Fabricação e Conservação de Alimentos (Compotas, Geleias e Doces Pastosos)

Nos dia 01,02 e 03 de agosto, o CTR recebeu a turma do Povoado de Itapura, Miguel Calmon. A representante da turma, Letícia Rosa Borges Oliveira, nos informou que a maioria da turma está desempregada, por este motivo o curso foi solicitado, para que elas venham aprender a produzir doces para a comercialização local.









Curso Fabricação e Conservação de Alimentos (Compotas, Geleias e Doces Pastosos)

O curso Fabricação e Conservação de Alimentos (Compotas, Geleias e Doces Pastosos) foi oferecido à turma da Secretaria  de Agricultura de Conceição do Jacuípe. 



 









Curso Trabalhador na Panificação

O curso Trabalhador na Panificação recebeu nos dias, 27 a 29 de julho, a turma de Cabaceiras do Paraguaçu. O Sr. Israel dos Santos Pitas, representante da turma, disse ter solicitado o curso para prepara-se juntamente com os demais alunos, para o mercado de trabalho na região. A turma aprendeu com a instrutora Emília uma variedade de receitas e como arrumar um buffet. Confira!






  











Curso Trabalhador na Fabricação de Polpas de Frutas

O Curso Trabalhador na Fabricação de Polpas de Frutas recebeu algumas comunidades de Catú: a Associação dos Produtores Rurais de Panelas, a Associação dos Produtores Rurais de Rio Negro e Queimados, a Comunidade e Distrito de Sítio Novo e a Associação Rural de Pedras.  
A representante do grupo, Mariluce Santos da Silva, informou que estas comunidades já participam do PNAE -Programa Nacional de Alimentação Escolar, por este motivo solicitou o curso devido a carência na capacitação das produtoras rurais na área de processamento de frutas, afim de levar um produto de qualidade para mercado.














terça-feira, 9 de agosto de 2016

Trabalhadores na Fabricação de Vegetais e Conservas

A turma da Associação Comunitária Rural dos Moradores de Olhos D'Água das Formigas e Adjacências veio ao CTR de Feira de Santana, nos dias 12, 13 e 14 de julho,  para participar do curso Trabalhadores na Fabricação de Vegetais e Conservas. A presidente da associação e coordenadora do grupo de produção Mulheres Unidas de Formiga, Sra. Maria de Lourdes, conta que solicitou o curso pois já participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, e surgiu a necessidade de fornecimento de tempero completo. "Eu não acho correto fazer um produto que não sou capacitada para faze-lo, no meu ponto de vista, a pessoa só deve produzir a partir do momento que a mesma teve a orientação de um profissional, explica." Disse ainda que pretende fornecer o tempero completo para mercados da região.Veja aqui o que elas aprenderam no curso!