Agricultores da localidade de Pedra Ferrada, distrito de Maria Quitéria, estão participando do Curso de Processamento de Doces, Balas e Cocadas. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), é destinada aos trabalhadores rurais do município. As aulas tiveram início na terça-feira (16) e terminam nesta quinta-feira (18).
Durante o curso, os agricultores estão aprendendo a produção de diversos tipos de doces, geléias, compotas e cocadas, além de todo o processo de higienização de alimentos e manipulação.“É de extrema importância o aproveitamento das frutas da época, que muitas vezes se perde. Com a produção de doces e derivados, o agricultor está agregando valor a matéria-prima que dispõe com fartura”, destacou a instrutora do curso, Ariclenes Andrade de Souza.
Os trabalhadores rurais estão tendo a noção também de embalagem, organização do espaço para a venda e como vender. De acordo com a chefe da Divisão de Desenvolvimento Comunitário da Seagri, Sandra Silva Nascimento, o curso visa oferecer alternativas para o agricultor ampliar a renda familiar.
“O objetivo é gerar renda para o homem do campo, para que ele possa otimizar os recursos que dispõe, comercializando eficientemente seus produtos. A variedade produzida durante o curso estará exposta na Expofeira 2011, no espaço Caminho da Roça, onde os agricultores estarão comercializando os produtos” enfatizou.
A trabalhadora rural Marina Santos Nonato está participando do curso com os filhos, Wagner Nonato Lima e Liliana Nonato Lima. A família pretende montar uma loja de doces. “Em nossa chácara temos manga, acerola, goiaba, cajá, laranja e coco em fartura. Vendemos as frutas na porta de casa por meio de atravessador e o ganho é pouco. Com a produção de doces a vida vai melhorar”, prever.
Para os filhos da trabalhadora rural, a criação do próprio negócio é um estímulo. “A lojinha é um incentivo para gente. Estamos aprendendo a lidar com todo o processo de produção, ampliando o conhecimento que já tínhamos,” ressaltou Wagner Lima.
Fonte: http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=9221
Nenhum comentário:
Postar um comentário