quarta-feira, 20 de maio de 2009

Capacitação de Instrutores - BPF

Aconteceu nos dias 26 e 27 do mês de maio a realização do 1º Treinamento de Boas Práticas de Fabricação no CTR FSA. A turma foi composta por instrutores do SENAR que ministram treinamento voltados aos segmentos agroindustriais, como forma de atualização.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, as Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos, independente do porte da indústria. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.
Os instrutores poderão, a partir de agora, estar dando orientações aos treinandos sobre layout da fábrica; procedimentos para recepção e armazenamento da matéria-prima, procedimentos e produtos que podem ser utilizados para higienização pessoal, de equipamentos e de utensílios; melhor forma para descarte de resíduos; informações sobre a potabilidade da água utilizada no processamento de alimentos, entre outras. Qualquer pessoa, dentro do nosso público-alvo, que já processa alimentos ou pensa em montar seu próprio negócio no ramo, pode fazer este treinamento.
As normas que regem as BPF, com foco na Segurança Alimentar, podem ser encontradas nos sites da Anvisa (http://www.anvisa.gov.br/) e do Ministério da Agricultura (http://www.agricultura.gov.br/).
Veja os depoimentos dos instrutores abaixo:
Instrutor: Antonio Saback (Embutidos e Defumados)
Instrutora: Elionara Silva (Mandiocultura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário