quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Compotas, Geléias e Doces pastosos - Água Fria

Grupo do assentamento Menino Jesus, criado em 2003 pelo Incra, no município de Água Fria, participou do treinamento de Processamento de Compotas, Geléias e Doces Pastosos, no período de 29 à 31/08 no CTR FSA.
Desde 2010, o assentamento conta com Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) através de convênio entre INCRA e SEAGRI/EBDA. O assentamento ainda tem pouca produção, destinada especialmente para a subsistência, havendo grande dificuldade de comercialização. Os principais produtos são: mandioca, inhame, andu, miho, feijão-de-corda, mangada, caju, mamão, graviola, maracujá, entre outros.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Biscoitos e Sequilhos - Jaíba

Agricultores do Distrito de Jaíba participararam do treinamento de Fabricação de Biscoitos e Sequilhos no período de 29 à 31/08 no CTR FSA. A turma deste curso tem o próposito de colocar o que aprendeu em prática, abrindo seu próprio negócio, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e a Associação Rural Comunitária do Distrito de Jaíba.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Derivados da Mandioca - Mata de São João

Grupo do Instituto Imbassaí participou do treinamento de Derivados da Mandioca no período de 23 a 25 de agosto no CTR FSA. Sediado em Imbassaí, no município de Mata de São João, o Instituto Imbassaí é uma entidade sem fins lucrativos reconhecida de utilidade pública municipal. Desde a sua criação em 2005, a Entidade vem se consolidando enquanto agente/promotor do desenvolvimento local, realizando ações especialmente relacionadas à sustentabilidade turística.

Um dos principais objetivos do grupo é a criação de condições de inclusão social da população dos municípios da Costa dos Coqueiros nas oportunidades que o desenvolvimento turístico está proporcionando. Geração de Renda, Capacitação e Cultura são as linhas de ação norteadoras do trabalho. Um dos atuais desafios é o Projeto Casa de Farinha de Imbassaí, iniciativa compartilhada entre o Instituto Imbassaí, a Prefeitura Municipal de Mata de São João e o Grand Palladium Imbassaí - Resort & SPA, que tem como público alvo agricultores residentes no entorno da localidade de Imbassaí.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Produção de doces gera renda na zona rural

Agricultores participam de curso promovido pela Seagri

Agricultores da localidade de Pedra Ferrada, distrito de Maria Quitéria, estão participando do Curso de Processamento de Doces, Balas e Cocadas. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), é destinada aos trabalhadores rurais do município. As aulas tiveram início na terça-feira (16) e terminam nesta quinta-feira (18).

Durante o curso, os agricultores estão aprendendo a produção de diversos tipos de doces, geléias, compotas e cocadas, além de todo o processo de higienização de alimentos e manipulação.“É de extrema importância o aproveitamento das frutas da época, que muitas vezes se perde. Com a produção de doces e derivados, o agricultor está agregando valor a matéria-prima que dispõe com fartura”, destacou a instrutora do curso, Ariclenes Andrade de Souza.

Os trabalhadores rurais estão tendo a noção também de embalagem, organização do espaço para a venda e como vender. De acordo com a chefe da Divisão de Desenvolvimento Comunitário da Seagri, Sandra Silva Nascimento, o curso visa oferecer alternativas para o agricultor ampliar a renda familiar.

“O objetivo é gerar renda para o homem do campo, para que ele possa otimizar os recursos que dispõe, comercializando eficientemente seus produtos. A variedade produzida durante o curso estará exposta na Expofeira 2011, no espaço Caminho da Roça, onde os agricultores estarão comercializando os produtos” enfatizou.

A trabalhadora rural Marina Santos Nonato está participando do curso com os filhos, Wagner Nonato Lima e Liliana Nonato Lima. A família pretende montar uma loja de doces. “Em nossa chácara temos manga, acerola, goiaba, cajá, laranja e coco em fartura. Vendemos as frutas na porta de casa por meio de atravessador e o ganho é pouco. Com a produção de doces a vida vai melhorar”, prever.

Para os filhos da trabalhadora rural, a criação do próprio negócio é um estímulo. “A lojinha é um incentivo para gente. Estamos aprendendo a lidar com todo o processo de produção, ampliando o conhecimento que já tínhamos,” ressaltou Wagner Lima.

Fonte: http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=9221

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Policiais do Pelotão de Cavalaria recebem treinamento de doma racional

Acorda Cidade
O Pelotão de Cavalaria (montada) subordinado ao Comando Leste iniciou o treinamento doma racional, para dez policiais militares, com a finalidade de aprimorar os conhecimentos dos policiais militares que diariamente trabalham com os cavalos utilizados no serviço de policiamento ostensivo montado.
O treinamento começou na última segunda-feira (15) com o apoio do Centro de Treinamento Rural de Feira de Santana. Para o instrutor José Adeno, o curso de doma racional tem como objetivo utilizar técnicas e praticas através de métodos que buscam realizar a conquista e a confiança entre o homem e o animal.
Segundo o tenente PM Sardinha Comandante do Pelotão e médico veterinário, a PM em parceria com o Centro de Treinamento pretende realizar outros cursos como, primeiros socorros e manejo de equinos; casqueamento e ferrageamento entre outros, sendo um a cada mês.
Atualmente o Pelotão de Cavalaria em Feira de Santana, dispõe de 18 cavalos, com sede na Fazenda da PM no distrito de São José. Fonte: http://www.acordacidade.com.br/noticias/79435/policiais-do-pelotao-de-cavalaria-recebem-treinamento-de-doma-racional.html

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Embutidos e Defumados - Feira de Santana

Grupo enviado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Departamento do Trabalho, participou do Treinamento de Processamento de Embutidos e Defumados no período de 08 à 11 de agosto. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, irá implantar mais uma mini fábrica de defumados e embutidos, com o intuito de gerar emprego e renda para os moradores do Conjunto George Américo. A iniciativa é desenvolvida pelo Programas Associados de Geração de Renda (Pager) em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana. Mais informações: http://www.acordacidade.com.br/noticias/79122/mini-fabrica-de-defumados-sera-implantada-no-bairro-george-americo.html

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Enzimas na Tecnologia de Leite e seus derivados - UEFS

Estudantes do curso de Farmácia da UEFS participaram do Seminário Enzimas de Importância na Tecnologia de Leite e Derivados Lácteos. O Seminário aconteceu no dia 10 de agosto no CTR FSA, e foi ministrado pela Profª Msc. Maria Helena Silva, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UFBA. Esteve presente a Profª Dra. Sandra Assis, Coordenadora do Laboratório de Enzimologia e Tecnologia das Fermentações da UEFS.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

NOTA DE PESAR

A Diretoria do Sistema Faeb/Senar expressa seu profundo pesar pelo recente falecimento do amigo, companheiro e produtor rural Dr. MÁRIO ANTONIO SABINO COSTA.

Transmitimos aos familiares nossa solidariedade nesse momento de tristeza e dor.

João Martins da Silva Júnior e Diretoria do Sistema Faeb/Senar

Fonte: Site FAEB

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mini fábrica de Defumados será implantada no bairro George Américo

Site: Acorda Cidade

Com o intuito de gerar emprego e renda para os moradores do Conjunto George Américo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Departamento do Trabalho, irá implantar mais uma mini fábrica de defumados e embutidos. A iniciativa é desenvolvida pelo Programas Associados de Geração de Renda (Pager) em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana.

Desde o mês de maio a comunidade também dispõe de outro equipamento voltado para a fabricação de vassoura. Segundo a diretora do Departamento do Trabalho, Ivone Magalhães, o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) está oferecendo o curso de capacitação desde esta segunda-feira (8) até sexta-feira (12) para 15 moradores.

“O objetivo do programa é beneficiar a população com baixo poder aquisitivo oferecendo suporte financeiro e qualificação profissional. O equipamento vai melhorar a vida de diversas famílias e será inaugurado dentro em breve”, explica. Ela ainda informa que ainda serão inauguradas mais quatro mini fábricas.

“Será implantada uma mini fábrica de vassoura no distrito de Tiquaruçu e outra no bairro Gabriela II. O Conjunto George Américo receberá mais uma fábrica de serralheria, além da fábrica de doces e compotas que será remanejada do bairro Feira VII para o distrito da Matinha”, divulga.

Atualmente existem oito mini fábricas em pleno funcionamento que contempla famílias da sede e zona rural do município. No distrito João Durval Carneiro encontra-se instaladas duas fábricas sendo uma de sequilhos e outra de camarão seco. A comunidade do distrito de Jaguara conta com a fábrica de pano de prato e outra de mel.

A fábrica de temperos funciona no distrito de Jaíba, e a de peças intímas está instalada no distrito de Bonfim de Feira. Além da fábrica de fraldas descartáveis, no bairro 35BI, e a fábrica de vassoura do conjunto George Américo. O Pager é um programa do Governo Municipal vinculado ao Programa Bolsa Família que visa estimular a montagem ou ampliação de pequenos negócios. As informações são da Secom.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Polpa de Frutas - Ipirá, Stª Bárbara e Pintadas

Grupo mobilizado pela EBDA dos municípios de Ipirá, Stª Bárbara e Pintadas, participou do treinamento de Polpa de Frutas no período de 02 à 04/08. O grupo foi composto por representantes de Associações e Cooperativas que receberam kit de beneficamento de frutas. Esses representantes irão posteriormente fazer o repasse dos conhecimentos para as pessoas das respectivas comunidades.