sábado, 4 de abril de 2009

Agregação de valor na fruticultura

As espécies frutíferas representam uma grande opção para a agregação de valor aos produtos a serem comercializados, a partir da transformação em doces, compotas, geléias, frutas cristalizadas, sucos, sucos concentrados, sorvetes, licores, entre outras possibilidades.
Além da agroindustrialização, medidas como oferecer um produto com características diferenciadas pode ser uma forma de garantir melhores preços no mercado. A adaptação do produto ao perfil do consumidor e o desenvolvimento de embalagens diferenciadas também são alternativas para diferenciação do produto e agregação de valor. Ações de promoção para salientar as características nutricionais das frutas também podem ser uma forma de adquirir novos mercados e atingir novos nichos.
A implantação de agroindústrias, além de agregar valor às frutas, proporciona o aproveitamento dos excedentes de safra, cria empregos permanentes e interioriza o desenvolvimento. Além disso, a localização da agroindústria é vinculada preponderantemente pela disponibilidade da matéria-prima, portanto a agregação de valor deve obedecer a prioridades e especificidades regionais. Dessa forma, considera-se que a importância da agroindústria constitui uma poderosa força para melhorar o uso dos recursos materiais, humanos e diversificar fontes de renda, promovendo assim o desenvolvimento sustentável dessas áreas.
Acompanhe, abaixo, uma das formas de beneficiamento de frutas, a fabricação de compotas.

Treinamento: Proc. de Compotas, Geléias e Doces pastosos (CTR FSA)

Fontes: http://www.ibraf.org.br/imprensa/imp_release08.asp e http://www.cstr.ufcg.edu.br/acsa/palestras/Palestra_6.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário